Make your own free website on Tripod.com

Moinho das Poldras

Rio Távora

Moinho
Como ir
Rio Távora
Histórias de Moinhos
Fotografias
Concelho de Tabuaço
Contacto
Links

 " Na foz do Rio Távora, mesmo em frente ao Espinho, se forma no Rio Douro o temível ponto da  cachucha que, no inverno, é o mais  perigoso  rápido que se encontra desde Barca D'alva até a Régua, um sorvedouro de barcos rabelos e de Homens"                  
 
    Rio Távora, nasce na serra de Prisco, na fonte de João Durão, no concelho de Trancoso, com 54 Km de curso, entra na margem esquerda do rio Douro, 5 Km a norte da Vila de Tabuaço.
    Atravessa os concelhos de Sernancelhe e S. João da Pesqueira que ficam na margem direita e os concelhos de Aguiar da Beira e Moimenta da Beira, margem esquerda e por fim atravessa o concelho de Tabuaço.
    As margens deste rio são ingremes desde o Espinho (foz do Távora) até Riodades ( São João da Pesqueira), passando por medonhos penhascos como no caso da Talisga (fradinho), os grandes rochedos perpendiculares de grande altura que ficam por cima da Igreja Românica de S. Pedro das Águias e os célebres Castelos de Cabriz, que são três rochedos alcantilados juntos uns aos outros, que teriam sido habitados em eras remotas, servindo de abrigo e local de boa visibilidade para os povos que ali viveram.
    

255121-03-2003115042anexo1.jpg

PONTE  DO FUMO .
    

260624-03-2003142324anexo1.jpg