Make your own free website on Tripod.com

Moinho das Poldras

Concelho de Tabuaço

Moinho
Como ir
Rio Távora
Histórias de Moinhos
Fotografias
Concelho de Tabuaço
Contacto
Links

 
 
 

     Situado a sul do Rio Douro e fazendo parte do distrito de Viseu, com uma área de 142 Km2 o concelho de Tabuaço têm 17 freguesias que perfazem quase 6.600 habitantes.
     A cartografia geológica regista, para sul uma mancha de granito que ocupa quase 2/3 do concelho e a norte, os solos cascalhentos originários do xisto argiloso duro e friavél.
     A economia assenta na agricultura, com destaque para o vinho generoso (geralmente conhecido por vinho do porto) que domina o norte do concelho, nos vales dos rios Távora, Torto, Tedo e o inevitável Rio Douro,  a outra cultura em destaque é sem dúvida o olival, cultivado tanto em bordaduras das vinhas como em olival contínuo, que muitas das vezes começam junto ao rio até ao alto do monte, preenchido de pequenos terraços, são os mortórios, este azeite é de grande qualidade, a batata, assim como a baga do sabugueiro, as cerejas de Távora e algum cereal também têm lugar numa agricultura de subsistência. A região sul do concelho com um relevo montanhoso que chega aos 1.000 metros é própria à pastorícia e silvicultura. 

em construção

Animated Backhoe

Obrigado pela sua visita